top of page

Engenharia de Computação

profissional masculino

Conheça o curso de

Engenharia de Computação

O Curso de Engenharia de Computação é fundamentado em um conjunto de conhecimentos necessários para o projeto e construção de hardware e software.
O hardware consiste na parte física de um computador (ou qualquer outra máquina digital), suas estruturas e componentes, além de seus periféricos (tais como teclado, mouse e monitor). Nessa área, o engenheiro de computação faz a integração de circuitos eletrônicos em uma máquina e desenvolve placas de conexão entre equipamentos e seus acessórios.
Na área de desenvolvimento de software, o engenheiro de computação cria programas de computadores e aplicativos para os mais diversos fins, tais como jogos digitais, aplicativos para dispositivos móveis (celulares e tablets), programas personalizados para determinadas áreas, programas embarcados (software para o funcionamento de televisores, máquinas de café, máquinas de costura, etc.), entre outros.
Outra área em que um engenheiro de computação pode atuar é o campo da automação industrial e robótica. Ele pode desenvolver robôs e sistemas automatizados para indústrias em geral. Este profissional também pode atuar no projeto e gerenciamento de redesde computadores em qualquer empresa.
A carreira acadêmica é mais uma opção para um engenheiro de computação, que pode ministrar aulas para cursos técnicos e profissionalizantes. Para os que optam por continuar seus estudos fazendo especialização, mestrado ou doutorado, existe a opção de trabalhar em universidades como professores e pesquisadores.
O Curso de Engenharia de Computação do UNIPINHAL está em sintonia com as diretrizes do MEC, sendo considerado o melhor curso da região, conforme nota do último ENADE. O Curso também possui registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

student.png

Tipo:

Graduação • Bacharelado

globe.png

Modalidade:

Presencial

biology.png

Duração:

4 Anos

homework.png

Período:

Noturno

Curso Presencial
+ acessível... + oportunidades

R$

923,00

em apenas 48 parcelas

prouni copy.png
download.png

CONVÊNIOS
EXCLUSIVOS

n1786.jpg

No progresso de sua carreira profissional, agregando experiência prática e aperfeiçoamentos realizados, os egressos deverão estar capacitados a assumir funções em diferentes níveis dentro das organizações, seja de execução, gerenciamento ou de direção, para as quais seguem algumas atividades e responsabilidades técnicas inerentes à função (diretor, administrador, gerente, projetista, coordenador, engenheiro, pesquisador, professor, dentre outras):
1. Desenvolvimento de Sistemas de Software.
2. Planejamento de Capacidade e Projeto de Redes e/ou Sistemas de Telecomunicações.
3. Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Aplicações, Produtos e Serviços em Redes e/ou Telecomunicações.
4. Projeto, Desenvolvimento e Implantação de Sistemas Integrados de Redes e/ou Telecomunicações (Sistemas Convergentes).
5. Manutenção de Software.
6. Reengenharia de Software.
7. Gerenciamento de Configuração e Engenharia de Software.
8. Gerência, Operação e Manutenção de Sistemas de Redes e/ou Telecomunicações.
9. Desenvolvimento de Métodos e Ferramentas da Engenharia de Software.
10. Desenvolvimento e Gerenciamento de Banco de Dados.
11. Planejamento e Controle de Qualidade de Software.
12. Desenvolvimento e Manutenção de Métodos e Técnicas de Automação e Controle.
13. Especificação e Projeto de Integração de Sistemas Automatizados.
14. Especificação, Desenvolvimento e Implantação de Sistemas de Informação
15. Desenvolvimento de Projetos de Computação gráfica.
16. Ensino e Pesquisa.

Mercado de Trabalho

Diferenciais do Curso

O Curso de Engenharia de Computação do Unipinhal é oferecido, atualmente, em quatro anos. Esta redução no tempo de curso (outras instituições oferecem cursos semelhantes em cinco anos) não traz prejuízos à formação do aluno, uma vez que todo o conteúdo a ser estudado encontra-se otimizado na matriz curricular do curso. Assim, o aluno adquire os conhecimentos necessários para se tornar um profissional sólido e se apresentar ao mercado de trabalho mais rapidamente.
Contribui para que o aluno se forme mais rapidamente o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação em sua rotina escolar. No Curso de Engenharia de Computação os alunos tem acesso a uma plataforma de educação a distância logo no primeiro ano do curso. Assim, através de estudos realizados online, sempre com o apoio de um professor e do coordenador do curso, nossos alunos podem se aperfeiçoar mesmo não estando presentes na sala de aula, por exemplo, através de cursos online sobre matemática financeira, desenvolvimento de jogos, etc.
A rápida colocação no mercado de trabalho também é um diferencial do Curso de Engenharia de Computação do Unipinhal. No decorrer do curso, os alunos tem sempre à sua disposição uma grande oferta de estágios, em empresas de diversos segmentos e portes. Ao longo de sua história, este curso tem colocado alunos que se formam em posições de destaque e liderança em grandes empresas multinacionais, tais como IBM, Motorola, Stefanini, International Paper, Mahle, Delphi, Data Center do Banco Itaú, etc.
O Curso possui uma Empresa Junior legalizada e em funcionamento para atender a comunidade externa que necessita de recursos e treinamentos relacionados à computação, automação e informática.
Possui convênio com a Microsoft através da Aliança Acadêmica, onde os alunos tem direito a fazer download de softwares da referida Empresa.
Possui 9 laboratórios exclusivos do curso para atender com eficiência as aulas práticas.

Projetos de Pesquisa com publicações Internacionais, conheça em: www.engenharia.unipinhal.edu.br

Coordenador

Profa. Me. Patrícia Aparecida Zibordi Aceti

Na coordenadoria do curso contamos com a professora MSc. Patricia Aparecida Zibordi Aceti, Mestre em Sistemas de Informação pela PUC Campinas, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNICAMP-UNIMEP, Especialista em Análise de Sistemas pela PUC Campinas e Tecnológa em Processamento de Dados pela FPE. Com mais de 25 anos de experiência na área acadêmica como professor, supervisor de estágio e coordenador do Curso de Engenharia de Computação da Unipinhal e 28 anos de experiência profissional em computação. Possui vasta experiência na área de computação e automação, atuando principalmente nos seguintes temas: Programação e Análise de Sistemas, Engenharia de Software, estágio supervisionado em computação, administração e coordenação de cursos de graduação.

Mulher profissional

Como ingressar na UniPinhal?

homework.png

Vestibular

languages.png

Transferência
30% Desc.

brain.png

ENEM

graduate.png

2ª Graduação
30% Desc.

professor.png

Ex-Aluno
50% Desc.

Como Ingressar
bottom of page