unnamed (1).png

FARMÁCIA

square-clock.png

Duração: 4 anos

Modalidade: Presencial

curso-periodo.png

Noturno

br.com.kivson.ssaldo.png

Mensalidade: R$ 699,00 (valor para ingressantes 2021)

*Pagamento com vencimento até o dia 8 de cada mês

O Curso

O curso de Farmácia do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - UniPinhal obteve autorização de funcionamento, por Ato Regulatório, através da Resolução CSA/CREUPI nº 01, de 07 de junho de 1999, e início do funcionamento do curso em agosto de 1999. Tem-se como objetivo geral dotar o profissional farmacêutico em formação dos conhecimentos requeridos, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Farmácia (Resolução CNE/CES nº 2/2002), para o exercício das competências e habilidades gerais e específicas no âmbito da profissão farmacêutica.
O curso de Farmácia do UniPinhal visa, como perfil desejado do egresso, a formação do profissional Farmacêutico generalista, conforme previsto na Resolução CNE/CES nº 2/2002, com o seguinte perfil geral:

Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

O curso de Farmácia tem como base para a formação de seus graduandos o ambiente acadêmico constituído por salas de aulas e laboratórios didáticos específicos para a realização de atividades práticas. Os conteúdos estão organizados, por meio de um eixo integrador, de forma contextualizada e integrada, de modo a formar associações que ligam as partes do todo e facilite o conhecimento, de forma a atingir uma formação integradora, e de acordo com a profundidade de aplicação, caracterizam transdisciplinaridade.
O estágio curricular do curso de Farmácia está estruturado, para o atendimento da legislação em vigor e obedece às normas institucionais do UniPinhal. Tem por objetivo articular a formação ministrada no curso com a prática profissional respectiva, de modo a qualificar o acadêmico e profissional egresso para o desempenho competente e ético das tarefas exclusivas e específicas de sua profissão. A estrutura das atividades de estágio curricular segue nas áreas de concentração dos eixos de Fármacos e Medicamentos, e de Análises Clínicas/Toxicológicas e de Alimentos.

Diferenciais

O grande diferencial dos farmacêuticos formados pelo UniPinhal é o seu profundo entendimento do mercado farmacêutico, com ampla visão das áreas de atuação profissional, capacidade analítica e de implementação, criatividade e capacidade de trabalhar em grupo, fatores fundamentais para atingir o sucesso profissional.

O que o aluno aprenderá ao longo do curso:
• Reconhecer a saúde como direito do cidadão;
• Desenvolver a assistência farmacêutica individual e coletiva;
• Desenvolver atividades inerentes à atuação profissional farmacêutica nas áreas de medicamentos, cosméticos, alimentos, pesquisa, análises clínicas e toxicológicas;
• Atuar no planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos, pesquisa, desenvolvimento, registro, produção, controle de qualidade, armazenamento, distribuição e comercialização de produtos;
• Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança.
• Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdiciplinarmente, com ética;

Mercado e Trabalho

O UniPinhal acredita que para formar profissionais farmacêuticos completos é necessário entender o que o mercado procura. Primeiramente, pelo entendimento do setor farmacêutico, o qual se caracteriza por uma forte dinâmica evolutiva, indistintamente, em seus diversos segmentos e, com abertura para novos nichos, com o saber das necessidades do mercado. Paralelamente a isso, pela atuação do profissional farmacêutico, que cada vez mais evolui junto à profissão de farmacêutico, e abrange uma gama maior e mais complexa de responsabilidades, além da tradicional atuação na fabricação e dispensação de medicamentos, pela atuação como membro integrante das equipes de saúde, assumindo funções variadas, fornecendo serviços de atenção farmacêutica e ajudando a garantir o melhor tratamento para os pacientes.
O Farmacêutico tem sido cada vez mais solicitado em inúmeros segmentos da área da saúde e afins por sua grade curricular extensa e generalizada. Estima-se que o Farmacêutico tenha por volta de setenta e oito áreas de atuação profissional reconhecidas, dentre essas, segue:
Farmácias e drogarias: o farmacêutico atua na dispensação de medicamentos industrializados, fitoterápicos ou homeopáticos, ou também na manipulação e até mesmo na área hospitalar, o farmacêutico tem como responsabilidade a prestação da assistência e atenção farmacêutica.
Análises Clínicas e Toxicológicas: os exames clínicos laboratoriais (sangue, fezes, urina entre outros) e exames toxicológicos (antidoping) são solicitados pelo médico para um melhor diagnóstico e realizados pelo farmacêutico.
Indústria Farmacêutica, Fitoterápica, Cosmética e Alimentos: o farmacêutico é diretamente responsável pela pesquisa, produção, desenvolvimento e controle da qualidade. Fatores que deverão comprovar a eficácia do medicamento ou produto.
Saúde Pública: todas as ações que envolvem o farmacêutico em cada uma das áreas citadas exige-se a Vigilância Sanitária no que se refere ao controle de qualidade de atendimento, higiene, práticas específicas entre outras normas que garantem uma assistência farmacêutica eficaz. Em Unidades Básicas de Saúde e Hospitais necessitam da Assistência Farmacêutica, importante intervenção do farmacêutico na análise de prescrição, orientação e acompanhamento do tratamento.
Diante dessa realidade, o curso de Farmácia do UniPinhal, procura definir o perfil do farmacêutico para que este obtenha excelência em seu serviço, através da combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, de forma a cumprir o exercício profissional com ética e responsabilidade e para realizar da melhor forma o cumprimento das tarefas básicas que englobam essas atividades.

Coordenadora do Curso
Prof. Dr. Ademir Salvi Junior

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas com habilitação em Farmácia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas (2003). Pós-graduado (Lato sensu - Especialização) em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2005) e em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015); (Stricto sensu - Mestrado (2009) e Doutorado (2013)) em Fármacos e Medicamentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente é Professor Adjunto do Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal - UniPinhal, atuando nos cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina Veterinária, e Coordenador do curso de Farmácia do UniPinhal. Tem experiência nas áreas de Farmacologia e Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade de matérias-primas vegetais, produção, análise e padronização de derivados vegetais, prospecção preliminar de compostos bioativos e fitoterapia.

128250386_135959494705775_51927045664205

Últimas Notícias

1/4
unnamed.png