unnamed (1).png

FARMÁCIA

square-clock.png

Duração: 4 anos

Modalidade: Presencial

curso-periodo.png

Noturno

br.com.kivson.ssaldo.png

Mensalidade: R$ 699,00 (valor para ingressantes 2021)

*Pagamento com vencimento até o dia 8 de cada mês

Laboratório de ciências

O Curso

O curso de Farmácia do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - UniPinhal obteve autorização de funcionamento, por Ato Regulatório, através da Resolução CSA/CREUPI nº 01, de 07 de junho de 1999, e início do funcionamento do curso em agosto de 1999. Tem-se como objetivo geral dotar o profissional farmacêutico em formação dos conhecimentos requeridos, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Farmácia (Resolução CNE/CES nº 6/2017), para o exercício das competências e habilidades gerais e específicas no âmbito da profissão farmacêutica.


O curso de Farmácia do UniPinhal visa, como perfil desejado do egresso, a formação do profissional Farmacêutico generalista, conforme previsto na Resolução CNE/CES nº 6/2017, com o seguinte perfil geral:

O Farmacêutico, profissional da área de Saúde, com formação humanista, crítica, reflexiva e generalista, pautada em princípios éticos e científicos, centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

O curso de Farmácia tem como base para a formação de seus graduandos o ambiente acadêmico constituído por salas de aulas e laboratórios didáticos específicos para a realização de atividades práticas. Os conteúdos estão organizados, por meio de um eixo integrador, de forma contextualizada e integrada, de modo a formar associações que ligam as partes do todo e facilite o conhecimento, de forma a atingir uma formação integradora, e de acordo com a profundidade de aplicação, caracterizam transdisciplinaridade.


O estágio curricular do curso de Farmácia está estruturado, para o atendimento da legislação em vigor e obedece às normas institucionais do UniPinhal. Tem por objetivo articular a formação ministrada no curso com a prática profissional respectiva, de modo a qualificar o acadêmico e profissional egresso para o desempenho competente e ético das tarefas exclusivas e específicas de sua profissão. A estrutura das atividades de estágio curricular segue em cenários de prática relacionados as áreas de fármacos, cosméticos, medicamentos e assistência farmacêutica, de análises clínicas e toxicológicas e de alimento.

Diferenciais

O grande diferencial dos farmacêuticos formados pelo UniPinhal é o seu profundo entendimento do mercado farmacêutico, com ampla visão das áreas de atuação profissional, capacidade analítica e de implementação, criatividade e capacidade de trabalhar em grupo, fatores fundamentais para atingir o sucesso profissional.

O que o aluno aprenderá ao longo do curso:
• Reconhecer a saúde como direito do cidadão;
• Desenvolver a assistência farmacêutica individual e coletiva;
• Desenvolver atividades inerentes à atuação profissional farmacêutica nas áreas de medicamentos, cosméticos, alimentos, pesquisa, análises clínicas e toxicológicas;
• Atuar no planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos, pesquisa, desenvolvimento, registro, produção, controle de qualidade, armazenamento, distribuição e comercialização de produtos;
• Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança.
• Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdiciplinarmente, com ética;

Mercado e Trabalho

O UniPinhal acredita que para formar profissionais farmacêuticos completos é necessário entender o que o mercado procura. Primeiramente, pelo entendimento do setor farmacêutico, o qual se caracteriza por uma forte dinâmica evolutiva, indistintamente, em seus diversos segmentos e, com abertura para novos nichos, com o saber das necessidades do mercado. Paralelamente a isso, pela atuação do profissional farmacêutico, que cada vez mais evolui junto à profissão de farmacêutico, e abrange uma gama maior e mais complexa de responsabilidades, além da tradicional atuação na fabricação e dispensação de medicamentos, pela atuação como membro integrante das equipes de saúde, assumindo funções variadas, fornecendo serviços de atenção farmacêutica e ajudando a garantir o melhor tratamento para os pacientes.
O Farmacêutico tem sido cada vez mais solicitado em inúmeros segmentos da área da saúde e afins por sua grade curricular extensa e generalizada. Para efeito de registro estão previstas 135 especialidades farmacêuticas, agrupadas em 10 linhas de atuação: farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; análises clínico-laboratoriais; toxicologia; alimentos; saúde pública; práticas integrativas e complementares; educação e gestão farmacêutica, bem como saúde estética.

 

Coordenador do Curso
Prof. Dr. Ademir Salvi Junior

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas com habilitação em Farmácia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas (2003). Pós-graduado (Lato sensu - Especialização) em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2005) e em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015); (Stricto sensu - Mestrado (2009) e Doutorado (2013)) em Fármacos e Medicamentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente é Professor Adjunto do Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal - UniPinhal,  atuando nos cursos de Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia. Tem experiência nas áreas de Farmacologia e Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade de matérias-primas vegetais, produção, análise e padronização de derivados vegetais, prospecção preliminar de compostos bioativos e fitoterapia.

128250386_135959494705775_51927045664205

Últimas Notícias

1/8
unnamed.png