historia-logo-4508E82505-seeklogo.com.pn

curso-periodo.png

Noturno

br.com.kivson.ssaldo.png

Mensalidade: R$ 319,00 (valor para ingressantes 2021)

*Pagamento com vencimento até o dia 8 de cada mês

Escolha um livro

O Curso

Os licenciados em História do UniPinhal são capacitados para desenvolverem competências e habilidades para dialogar e comunicar-se sobre as questões históricas do passado que influenciam nosso presente, de maneira ativa, autônoma, criativa e ética, no estudo e compreensão do presente, contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva, democrática e solidária, de forma reflexiva e crítica. Para o desenvolvimento desse perfil de egresso o curso de História UniPinhal propõe uma formação que permita o estudo da História nas diversas perspectivas teóricas, metodológicas, temáticas e práticas, que são abordadas através de várias atividades curriculares. Busca, ainda, a formação de um profissional com conhecimento de práticas investigativas que possibilitem o constante desenvolvimento profissional, com aptidão para a elaboração e execução de projetos de pesquisa e/ou educação patrimonial.

O curso de História UniPinhal propicia, ainda, aos estudantes a compreensão do mundo em que vivem, conforme o conhecimento das experiências vividas pelas diferentes sociedades, em tempos e espaços diversos. Prepara-os para o mercado de trabalho com base em diferentes aspectos como economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano.

É nesse cenário que o curso busca agregar, a uma sólida formação teórica, diferenciais exigidos para atuação no mundo contemporâneo, aliando pesquisa sobre a dinâmica social e intervenção nas comunidades da região e do país.

Diferenciais

Um dos grandes diferenciais do curso de História do UniPinhal é sua matriz curricular elaborada a partir de eixos temáticos, que valorizam a contextualização, reflexão crítica, pesquisa histórica e a pesquisa relacionada ao ensino de História, de forma a estimular nos alunos a capacidade de criar e adotar práticas docentes mais adequadas à realidade escolar em que irá atuar.

O conhecimento histórico e o ensino de História são tratados de forma articulada ao longo do curso, incluindo componentes curriculares e propostas de pesquisa e experimento, desde o início da formação.

Elaboração e realização de projetos integradores, ações sociais e projetos de construção de materiais didáticos, de pesquisa e interpretação histórica e de planejamento pedagógico compatível com a realidade escolar.

Possibilidade imediata de ingressar ao mundo do trabalho.

Os estudantes tem, também, a oportunidade de participar de semanas acadêmicas, que abordam temas contextualizados e pertinentes aos eixos temáticos das áreas relacionadas à História e à Educação.

A instituição investe no ensino de qualidade, apoia as atividades extracurriculares dos estudantes, facilita as bolsas de estudo, tem um time de professores mestres e doutores, que valoriza a humanização das relações acadêmicas.

Mercado e Trabalho

O licenciado em História, além de atuar como professor de História em escolas de Ensino Fundamental e Médio, adquire saberes úteis a várias atividades profissionais e capacidade de adaptação e flexibilidade essenciais ao atual desempenho profissional, que lhe permite atuar em áreas de:

• Desenvolvimento de projetos de investigação e de divulgação históricas;
• Consultoria na produção e análise de materiais didáticos de História como livros, textos, vídeos, programas computacionais e ambientes virtuais de aprendizagem;
• Tratamento da informação e dinamização de projetos históricos e culturais e de Educação Patrimonial em diversas instituições (Bibliotecas, Arquivos, Museus, Memoriais, Autarquias, Fundações, Empresas);
• Organização de acervos, Inventariação e salvaguarda do Património e resgate da memória; Turismo Cultural;
• Produção e consultoria de conteúdos históricos para diversas entidades (cinema, televisão, rádio, web, assessoria a cineastas, documentaristas e roteiristas de TV, entre outros);
• Pesquisa histórica de empresas e instituições para apresentá-las em livros, artigos e reportagens.

Coordenador do Curso
Prof. Me. Fábio Cornagliotti de Moraes

Na coordenadoria do curso contamos com o professor Fabio Cornagliotti de Moraes, Mestre em História pela PUC-SP, bacharelado e licenciatura em História pela PUC-SP, Professor no Ensino Superior e Educação Básica.

20210518_150242.jpg