top of page

50ª Semana do Curso de Engenharia Agronômica

Atualizado: 9 de set. de 2022

Engenharia Agronômica


O Curso de Engenharia Agronômica e o Diretório Acadêmico “Tarso Dutra” – Gestão Chapa Piazada - realizaram de 31/08 a 03/09/2022 a 50ª Semana Agronômica que, em homenagem aos cinquenta anos de docência do Prof. Dr. Centurión e dos inestimáveis serviços prestados ao ensino de Solos, de Fertilidade do Solo e de Fertilizantes e Corretivos e à frente dos Laboratórios de Análise de Solos e de Tecido Vegetal recebeu o nome Semana Agronômica “Carlos Antônio Centurión Maciel”. A presença dos estudantes e professores do Curso foi maciça e a programação foi excelente, abrangendo tópicos importantes na complementação ao conhecimento proporcionado pela grade curricular, contemplando palestras, mini-cursos, oficinas e visita técnica.

A programação iniciou-se, em 31 de agosto, com abertura solene, presidida pela Pró-Reitora Profa. Me Márcia Mariza Belli que, em seu pronunciamento, expressou a importância da Semana e da participação expressiva dos estudantes e professores no evento. A seguir, a Profª. Engª. Drª. Thatiane Padilha de Meneses, Coordenadora do Curso, evidenciou a importância do evento, que é a representação da tradição da Agronomia de Pinhal, ocorrendo desde os primeiros anos de vida do Curso. Em seguida, o homenageado da Semana, Prof. Dr. Centurión, expressou-se com mensagem de otimismo para o Agronegócio, deixando claro as ótimas perspectivas de expansão na área e de oportunidades para os profissionais do setor. Abordou, ainda, a origem da Semana nos idos 1971. Logo a seguir, a Engª. Agrª. Aline Haas, empresa Syngenta, ministrou palestra abordando o tema: Importância do tratamento de sementes, colocando de maneira clara e profunda como é tal procedimento e a importância dela no controle de fungos e nematoides.

No segundo dia do evento, 01 de setembro, os alunos tiveram a oportunidade de participarem de mini-cursos e oficinas, com os professores da casa, tais quais: 01/09/2022 1 Hidroponia: Profª. Drª. Nilva Teresinha Teixeira.

2 Regulagem e calibração de pulverizadores: Prof. Dr. Diego Miranda de Souza.

3 Análise física do solo: Prof. Dr. Carlos Antônio Centurión Maciel.

4 Identificação e herborização de plantas medicinais e seus usos fitoterápicos: Prof. Dr. Fabio Mazzoneto; Prof. Me. André Palermo Tonetti.

5 Oficina em clínica fitopatológica: Prof. Dr. André Luis Paradela.


Os estudantes participaram com muito entusiasmo, o que contribuiu para ao pleno êxito das atividades. Em todos os minicursos e na oficina, houve atividades que permitiram a participação prática dos participantes.

No terceiro dia do evento, 02 de setembro, o Eng. Agr. Me. Anderson Souza de Jesus, da empresa JUMA AGRO, em palestra em parceria com a CREA-SP (CREA-São Paulo) e a Associação Pinhalense de Engenheiros Arquitetos e Agrônomos – APEAA, discorreu brilhantemente sobre o importante tema Agricultura 4.0. No quarto dia do evento, 03 de setembro, ocorreu a visita técnica na Vinícola Terra Nossa quando os participantes puderam ter contato com a cultura da videira e seu manejo. O Curso de Engenharia Agronômica e o Diretório Acadêmico “Tarso Dutra” – Gestão Chapa Piazada agradecem a participação dos estudantes e docentes, aos professores que atuaram como responsáveis dos minicursos, aos integrantes dos departamentos de Marketing da UniPinhal e, principalmente a Engª. Agrª. Aline Haas e ao Engo. Agro Me. Anderson Souza de Jesus.


“Somos gratos à Syngenta, ao CREA-SP, à APEAA e ao UniPinhal-FPE pelo apoio, que foi fundamental para o êxito do evento”.

























60 visualizações