Alunos do curso de enfermagem promovem ação de promoção da saúde

Enfermagem

Nos dias 22 e 23/04 os alunos do último ano do curso de Enfermagem da Unipinhal realizaram uma ação de promoção da saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e a Guarda Municipal. A ação foi desenvolvida com intuito de orientar a população quanto as formas de prevenção da propagação do COVID 19. A ação foi desenvolvida nas ruas do centro da cidade, pontos de ônibus, comércio, bancos e supermercado, onde os alunos além de entregar uma máscara para o cidadão eles também orientaram quanto a:

• Importância de manter isolamento social, sair de cassa estritamente necessário e distância de 2 metros entre pessoas.

• Etiqueta respiratória.

• Higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.

• Uso correto de máscaras.

• Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel, antes de colocar a máscara.

• Colocar a máscara com cuidado, garantindo que ela cubra a boca nariz e prender com segurança para minimizar as lacunas entre o rosto e a máscara.

• Evitar tocar na máscara enquanto a estiver usando.

• Remover a máscara usando a técnica apropriada: não tocar na frente da máscara, retirar pelo elástico.

• Após a remoção ou sempre que a máscara for inadvertidamente tocada, lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel.

• Substituir as máscaras assim que ficarem úmidas por uma nova máscara limpa e seca.

• Descartar as máscaras de uso único após cada uso e fazer isso imediatamente após a remoção.

• Mascaras caseiras de TNT podem ser lavadas com água e sabão e desinfetadas com água clorada. Após duas lavadas elas devem ser descartadas.

• Importância do uso de máscaras de tecido em no mínimo duas camadas. Estas máscaras podem ser lavadas com água e sabão, desinfetadas com solução clorada, secar ao sol e passar com ferro quente. Podendo ser reutilizadas enquanto o tecido estiver íntegro.