Dia Internacional da Dança

Atualizado: Mai 11

UniPinhal


A dança é uma das artes mais antigas da sociedade, sendo uma expressão corporal que transmite emoções, sentimentos e liberdade. Em razão da imensa importância dessa arte, em 1982, foi criado o “Dia Internacional da Dança”, pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A data de 29 de abril foi escolhida para representar esse evento, em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.

A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança, cada um com a sua própria personalidade. O “Dia da Dança” busca a valorização dessas identidades distintas.

Além da expressiva importância cultural da dança, há de se destacar sua qualidade como atividade física.

Através da dança, aprimora-se a coordenação motora, aumenta-se a flexibilidade e melhora-se o sistema cardiorrespiratório, sendo uma atividade física recomendada para todas as idades. Ademais, a dança traz benefícios à saúde mental, desenvolvendo autoconfiança e combatendo a depressão.

Por fim, destaca-se que é uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar, inclusive, dentro de sua casa. Dessa forma, considerando a situação de pandemia que vivemos, não podemos deixar de enfatizar a dança neste dia como forma de expressão cultural e promoção de saúde.

Dançar é celebrar a alegria de estar vivo e saudável! Que esta data seja sempre lembrada e que a dança faça parte, cada vez mais, da vida das pessoas!


0 visualização

Posts recentes

Ver tudo
unnamed.png