Curso de Enfermagem realiza visita técnica na base do SAMU Regional São João da Boa Vista

Enfermagem

No mês de junho de 2021, os alunos do 5º período do curso de Enfermagem, acompanhados da docente Júlia Brandino Luvisoto realizaram a visita técnica na base do SAMU na cidade de São João da Boa Vista.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, estruturado nacionalmente desde 2003, através da portaria 2.048, atende, através do Sistema Único de Saúde toda população brasileira.

A Regional São João da Boa Vista, inaugurada em março de 2012, atende o total de dez municípios na região entre eles: Espirito Santo do Pinhal, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Santa Cruz das Palmeiras, Divinolândia, Vargem Grande do Sul, Mococa, Santo Antônio do Jardim, Tambaú e Aguaí.

Os alunos visitaram a central do SAMU, local onde se concentra a parte administrativa, Coordenações e Central de Regulação Médica, além das ambulâncias intervencionistas. Durante a visita os alunos foram recebidos pelo enfermeiro Coordenador do NEU (Núcleo de Educação em Urgência) Rafael Marcelino, que apresentou aos visitantes a estrutura física do serviço, proporcionou a permanência dos alunos na central de Regulação médica, onde os mesmos puderam observar o dinâmica de atendimento telefônico do serviço assim como a regulação médica e despacho das ambulâncias. Ainda durante a visita os alunos conheceram as ambulâncias de suporte básico e avançado de vida e todos os equipamentos e materiais que as compunham. Para finalizar, foi disponibilizados ainda as visualização dos impressos como ficha de atendimentos das equipes intervencionistas.

Importante ressaltar que o serviço que atende pela chamada telefônica ao número 192 e integralmente gratuito e atende 24 horas por dia as situações de urgência e emergência clinicas, pediátricas, traumáticas, obstétricas e psiquiátricas.