top of page

Cursos da Saúde Promovem Palestra Sobre Setembro Amarelo

Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Fisioterapia, Biomedicina e Nutrição


No dia 15 de setembro de 2022, os cursos da área da Saúde do UniPinhal realizaram a palestra sobre o Setembro amarelo com o Enfermeiro responsável pelo SAMU da Baixa mogiana Eliel.

O evento faz parte das atividades do Projeto Qualidade de vida e objetivou discutir as estatísticas, possíveis causas e promoção e prevenção do suicídio. A iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”


O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.


Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.





























12 visualizações