top of page

Dia do Farmacêutico: Ação Farmácia Comunitária - UniPinhal

Farmácia


No dia 25 de setembro, comemora-se o Dia Internacional do Farmacêutico. A data tem o objetivo de promover a profissão farmacêutica no mundo todo e destacar a importância dos farmacêuticos para a saúde pública.

Em alusão ao Dia Internacional do Farmacêutico, o curso de Farmácia do UniPinhal apresentou uma programação de atividades acadêmicas e comunitárias.

No dia 24 de setembro, foi realizada a Ação Farmácia Comunitária - UniPinhal. Esta ação foi realizada no período da manhã de sábado, nas dependências do Supermercado Ponto Novo, localizado na Av. Washington Luís, 425 - Jardim das Rosas, em Espírito Santo do Pinhal - SP, onde acadêmicos do curso de Farmácia realizaram uma prestação de serviços de atenção farmacêutica, com aferição de parâmetros fisiológicos (pressão arterial) e bioquímico (glicemia capilar) a toda a população local presente e interessada. Essa ação comunitária contou com o patrocínio da DROGA VIP e apoio do UniPinhal.

O profissional farmacêutico está legalmente habilitado, conforme RDC Anvisa nº 44/2009, para prestação de serviços farmacêuticos, em estabelecimentos de saúde, a fim de acompanhar o estado de saúde do usuário e avaliar a eficácia do tratamento prescrito.

Esses serviços farmacêuticos são importantes instrumentos para a garantia da assistência farmacêutica, do uso racional de medicamentos e também do direito do farmacêutico de exercer o papel que lhe cabe na sociedade. Cabe ressaltar que os serviços farmacêuticos tem como finalidade fornecer subsídios para a atenção farmacêutica e o monitoramento da terapia medicamentosa, não possuindo, em nenhuma hipótese, o objetivo de diagnóstico.






























12 visualizações