• ronaldomkt9

Educação Física UniPinhal - Organização das Atividades Físicas com os Idosos.

Educação Física

A Educação Física UniPinhal contempla em seu projeto pedagógico atividades e ações para que seus estudantes estejam capacitados a atuar com todas as faixas etárias, desenvolvendo suas atividades em academias, órgãos públicos, empresas, direcionado à promoção da saúde, prevenção de doenças de forma individualizada.

Reflexões e ações sobre o envelhecimento são desenvolvidas, levando as indagações sobre a fase da vida que todos nós devemos desfrutar com saúde. Como será nossa velhice? De que forma queremos chegar à terceira idade e aproveitarmos essa fase? Aos profissionais de Educação Física, tão importantes na vida desse público, como podem melhorar a vida desse grupo, garantindo-lhes qualidade de vida?

Os últimos dados do IBGE (2019) mostram-nos que quase 15% da população brasileira tem 60 anos ou mais, e o aumento tende a ser exponencial nos próximos anos (chegando numa projeção crescente de até 174%). Ainda segundo o IBGE, quase 18% dos idosos possuem limitações funcionais para realizar as Atividades de Vida Diária (AVD - fazer compras, locomover-se, tomar remédios, utilizar meios de transporte, usar o telefone e realizar trabalhos domésticos). E essa proporção aumenta para 39,2% entre os idosos de 75 anos ou mais.

Pensando na área da saúde, especialmente em relação ao exercício físico, é de suma importância aos profissionais de Educação Física, entenderem efetivamente o que ocorre com esse público. É importante entender os protocolos de trabalho a serem realizados por estes indivíduos. Assim, algumas diretrizes não podem ser negligenciadas. Em suas últimas publicações, a Organização Mundial de Saúde, aborda sobre as recomendações de atividade física para idosos.

Frequência: maior ou igual a 2 vezes na semana;

Intensidade: moderado ou vigoroso

Volume: de 75 a 1500 minutos/semana

Tipo de exercício: trabalhos de força e resistência muscular (buscando melhorar os quadros de funcionalidade do indivíduo, principalmente).

Aqui está uma dica, com base na ciência x prática, em relação à organização das atividades físicas com os idosos.


Por meio de experiências significativas de aprendizagem, o curso de Educação Física UniPinhal proporciona situações reais do mundo profissional, desenvolvendo competências e habilidades importantes para o futuro profissional de Educação Física.



#VemPraUniPinhal






8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
unnamed.png