top of page

Enfermagem Promove Ações no Agosto Dourado

Enfermagem


A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19.

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.


Agosto Dourado

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Em 2022, o tema da Semana Mundial que trata “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando” traz a perspectiva do tema ser abordados das diferentes esferas do atendimento à mulher e a criança.

No UniPinhal, o curso de Enfermagem promoveu para os alunos do 3◦ ano o Curso de “Promoção, proteção e apoio a amamentação” com carga horária de 20h. Esta estratégia desempenha papel fundamental para o desenvolvimento de pesquisas, e sobretudo no ensino das formas de alimentação infantil e de práticas não ótimas. Os acadêmicos contribuem para a educação e treinamento de prestadores de serviços, profissionais de saúde e sociedade em geral.























14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo