Escola de Ginástica - UniPinhal

Educação Física

O Curso de Educação Física do UNIPINHAL realiza o Projeto de Extensão denominado “Escola de Ginástica”. O mesmo oferece a iniciação esportiva nas seguintes modalidades: Ginástica Artística (solo e aparelhos), Ginástica Acrobática e Ginástica Para Todos.

O principal objetivo do projeto é incentivar a prática da atividade física, especificamente entre crianças com faixa etária dos 7 aos 11 anos de idade. Para tanto, se baseia na iniciação esportiva e não no treinamento específico, abrangendo e respeitando todos os interessados, independente das habilidades e das capacidades físicas.

A iniciação esportiva é o período em que o aluno começa a aprender, de forma específica e planejada, a prática esportiva e a dar continuidade ao seu desenvolvimento de forma integral, pois não implica em competições e ou em alto desempenho e rendimento.

A inserção da criança nas atividades esportivas deve valorizar os fatores educacionais advindos da prática esportiva. O intuito da iniciação esportiva não está nas habilidades específicas e sim na amplitude de possibilidades de estímulos para o desenvolvimento e crescimento global (físico, fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social).

Os conteúdos trabalhados na Escola de Ginástica são os seguintes:

· Ginástica Artística: Aparelhos e Solo;

· Ginástica Acrobática: posicionamentos, formações e composições de figuras;

· Ginástica Para Todos: modalidade de apresentação que agrega a junção de conteúdos e características das várias áreas das ginásticas, possibilitando a participação dos alunos em festivais e eventos de demonstração, sem caráter competitivo;

· Regras básicas das modalidades;

· Condicionamento Físico: exercícios físicos destinados ao desenvolvimento do condicionamento físico (aeróbio/ muscular localizado), além de atividades coordenativas.