Extração de DNA a partir de materiais biológicos

Farmácia

Estudantes do curso de Farmácia em aula prática laboratorial na disciplina de Bioquímica realizaram processos tecnológicos para a obtenção do DNA, a partir de material vegetal.

A extração de DNA é uma técnica extensamente utilizada em diversas áreas, como biotecnologia. médica e forense, em segmentos laboratoriais na busca de marcadores tumorais ou agentes infecciosos e investigações forenses. O isolamento do DNA é um processo de extração desse material que pode ser realizado em qualquer tipo de organismo e através de diferentes tipos de amostra, a partir de materiais biológicos como sangue, saliva, células epiteliais, urina e outros fluidos corporais. Diversos métodos foram estabelecidos para isolar as moléculas de DNA.

Desta vez, os estudantes removeram o DNA da cebola, um processo aparentemente simples, mas com várias etapas que são explicadas de acordo com os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas de Bioquímica e desenvolvidos em aulas práticas do curso de Farmácia.

As atividades práticas laboratoriais estão sendo realizadas, conforme as normas preconizadas pelo Comitê da COVID-19 da UNIPINHAL e os estudantes que não puderam comparecer acompanharam a aula por transmitida ao vivo, através da plataforma Google Meet.