top of page

Filo Artropoda - Família Culicidae

Farmácia



Acadêmicos do curso de Farmácia em aula prática laboratorial na disciplina de Parasitologia realizaram observação e identificação de lâminas e dos parasitas/vetores em meios conservantes.


Os mosquitos ou pernilongos da Família Culicidae são insetos de interesse médico e epidemiológico, responsáveis pela transmissão de patógenos à espécie humana e, causadores de doenças cuja transmissão é vetorial.

Os insetos do gênero Anopheles - mosquito prego, podem transmitir a malária; os do gênero Aedes podem transmitir a febre amarela, dengue entre outras arboviroses; e os do gênero Culex - pernilongo, podem transmitir a filariose linfática, também chamada de elefantíase.

Uma das particularidades das fêmeas do gênero Culex, é que depositam seus ovos em locais com água e matéria orgânica, de modo aglutinado e semelhante a uma pequena jangada. As fêmeas são hematófagas, para nutrição e amadurecimento de seus ovos. Já os machos, alimentam-se de sucos vegetais.


A aula prática também foi transmitida ao vivo, pela plataforma Google Meet, para os estudantes que não puderam comparecer presencialmente.


Obs: As atividades práticas presenciais estão sendo realizadas conforme as normas preconizadas pelo Comitê de Contingência da COVID-19 do UniPinhal.







202 visualizações
bottom of page