top of page

Herborização e Montagem de Exsicata para Coleções de Plantas Medicinais

Farmácia

A herborização é o processo de preparação de um material vegetal coletado para preservá-lo em uma coleção de plantas denominadas herbário, para que sirva como testemunho de que aquela espécie foi utilizada para determinado procedimento.

Inicia-se com a coleta, tomando-se o cuidado de coletar plantas que contenham estruturas reprodutivas, como flores, frutos e sementes, o que facilita a sua identificação. Depois de o material botânico estar devidamente seco e descontaminado, seguem-se os padrões de montagem da exsicata.

A montagem da exsicata consiste num processo de fixação da planta seca e prensada e de sua etiqueta, com dados a ela correspondentes, em uma cartolina de herbário. Este processo providencia um suporte físico que permite o manuseamento e inclusão do espécime no acervo causando-lhe o mínimo de danos.

Finalmente, a planta pode ser incorporada ao acervo, já classificada por ordem de família, gênero e espécie. Esses procedimentos são bases para o desenvolvimento de qualquer trabalho ou estudo com plantas medicinais.



















270 visualizações
bottom of page