II Encontro Técnico de degustação de vinhos com harmonização – 1ª. Turma – Módulo 2.

O II Encontro Técnico para a degustação de vinhos finos com harmonização para o curso Enografia Vitivinícola aconteceu na cozinha industrial do curso de Gastronomia e foi ministrado pelo Sommelier Internacional Prof. Adílson Amatto, conferente do Curso de Extensão Módulo II – Enografia vitivinícola, que foi realizado pelo UniPinhal.

O curso proporcionou aos alunos dois encontros presenciais para a prática de degustação e harmonização, com alguns dos vinhos apresentados durante as aulas teóricas, acompanhado pelo uso de material para análise visual e olfativa utilizando de um vocabulário técnico.

Os participantes tiveram o prazer de harmonizar os vinhos com os acompanhamentos preparados pelo participante de nacionalidade portuguesa Paulo Monteiro. Nesse segundo encontro, os alunos tiveram o prazer de degustar um vinho branco e alguns vinhos tintos, importados de diferentes nacionalidades, tais como: Francês Abbotts Delaunay, Californiano Mênage à Trois, Italiano Bersaglio, Espanhol Bruno, Italiano Amarone Della Valpolicella e o Português Justino´s. Para o acompanhamento com a harmonização foram servidos; pataniscas de bacalhau, risol de carne, folhado de carne, parmesão com molho de tomate e peras bêbadas. Os participantes concluíram a análise gustativa de todos os vinhos oferecidos neste encontro.