II Semana da Saúde e V Jornada da Biomedicina

Biomedicina




Na terça, dia 11/05/2021, a V Jornada de Biomedicina recebeu a palestrante Biomédica Esp. em Reprodução Humana, Christina Rumi Morishima, Presidente da Comissão de Reprodução Humana do CRBM1, que abordou o papel do Biomédico no laboratório de Reprodução Humana Assistida. A palestrante elucidou conceitos desde a necessidade da utilização de técnicas que auxiliam o processo gestacional, os tipos de técnicas, os procedimentos laboratoriais e até mesmo o cuidado e manuseio dos embriões. Neste primeiro dia da V Jornada e segundo dia da II Semana da Saúde UniPinhal, os alunos tiveram a oportunidade de vislumbrar uma área em ascensão para o futuro profissional Biomédico.







Dando continuidade aos trabalhos da Jornada Acadêmica, o Curso de Biomedicina do UNIPINHAL, recebeu, na quarta-feira, dia 12 de maio de 2021, a palestrante Biomédica Letícia Ferreira Faria, Mestre em Saúde Coletiva e Epidemiologia, que discorreu sobre o tema Diálogos sobre o SUS e a Biomedicina: duas interações possíveis.

Com uma abordagem, concisa, a palestrante discorreu com muita propriedade sobre o histórico da Saúde e mais precisamente da Saúde Pública no Brasil.

Quanto à atuação do biomédico, o foco foi direcionado para o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, dentro de um contexto de Políticas Públicas Preventivas, Gestão e Educação em Saúde, Vigilância

Epidemiológica, Saúde da Família, nas esferas municipais, estaduais e nacionais.

A palestrante concluiu que para o profissional da Biomedicina, a graduação mesmo no contexto generalista, propõe uma interface para a Saúde Pública, em habilitações especificas e pertinentes na sua atuação junto ao SUS, como Saúde Pública e Sanitarista.






Durante a II Semana da Saúde do UniPinhal tivemos palestras de extrema importância para a carreira acadêmica dos nossos alunos. No dia 13 de maio, recebemos a palestrante Janaína Ferreira que é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC e atua na Unidade de Direitos Reprodutivos do Hospital Universitário Maternidade Escola Januário Cicco – MEJC. Ela abordou o papel do Biomédico no laboratório de Reprodução Humana Assistida desde a necessidade da utilização de técnicas que auxiliam o processo gestacional até os problemas de infertilidade humana. Neste sentido, os alunos tiveram a oportunidade de vislumbrar uma área em ascensão para o futuro profissional Biomédico.







Na nossa última noite da V Jornada de Biomedicina (14/05/2021) tivemos a palestra com o Biomédico e Perfusionista Prof. M. Sc. Élio Carvalho, atual presidente da Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC). Os alunos aprenderam como funciona a Circulação extracorpórea e as atribuições do biomédico ao realizar essa habilitação. Foi visualizado o que é necessário para se habilitar na área e ser um profissional melhor nos dias atuais. Agradecemos ao Prof. Élio pela excelente contribuição aos presentes, e a todos os envolvidos nesta Jornada.


Nos vemos no nosso próximo evento!







10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
unnamed.png