Júri Simulado

Atualizado: 2 de mai.

• Direito

Na data de 26/04, às 19h20, ocorreu no Auditório do Bloco G da UNIPINHAL a atividade de Júri simulado desenvolvida pelos alunos do 9º nível do curso de Direito.

Prestigiando uma forma ativa da aprendizagem, os alunos, após as aulas teóricas sobre o procedimento especial legalmente previsto no Código de Processo Penal de julgamento pelo Tribunal do Júri, realizaram uma simulação prática da aplicação do referido procedimento, demonstrando de forma interativa a dinâmica teórica aprendida na sala de aula.

Para pano de fundo, foi adotada a clássica obra jurídica “Os exploradores de caverna”, de autoria de Lon Fuller, recorrentemente utilizada já nos primeiros níveis da graduação em Direito, diante da riqueza de argumentos que podem decorrer de sua análise, servindo para o debate de questões que atravessam todo o curso, como teoria do direito, direitos fundamentais, direito penal e processo penal, o que se verificou na consecução da atividade.

Além de servir como uma profícua forma de aprendizagem, em que os alunos estudam a teoria do procedimento, desenvolvem a capacidade de argumentação e de contra-argumentação, praticam a oratória e podem se preparar para os desafios da vida profissional, a dinâmica também despertou a curiosidade e o interesse dos alunos dos outros níveis, que prestigiaram o evento.