top of page

LVI - Semana Jurídica

UniPinhal


O Curso de Direito da Unipinhal realizou entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022 a LVI – Semana Jurídica.

O evento foi marcado pela exposição de temas atuais por importantes nomes do meio jurídico, dentre os quais juízes, delegado de polícia e advogadas, o que proporcionou aos nossos alunos a oportunidade de se depararam com diferentes abordagens e refletirem sobre temas que são imprescindíveis para a formação jurídica, a partir de uma leitura crítica da realidade social, política e econômica, na medida em que os assuntos foram permeados pelo diálogo de fontes e pela interdisciplinaridade.

As exposições e debates realizados por palestrantes de alto nível e renome no meio jurídico elevaram e levaram, sobremaneira, a maior facilidade dos discentes e convidados à compreensão de questões jurídicas complexas de grande relevância na contemporaneidade.

A Semana de Estudos Jurídicos do Curso de Direito da Unipinhal notabiliza-se pela tradição e pelo sucesso. São 56 anos de um trabalho profícuo não só voltado para os discentes, mas para a comunidade jurídica da cidade de Espírito Santo do Pinhal-SP e adjacências, sendo que mais uma vez o evento transcendeu as expectativas não somente por partilhar conhecimentos fundamentais às Ciências Jurídicas, mas por proporcionar aos alunos a possibilidade de terem contato com temas interdisciplinares e interagirem com os palestrantes, professores e o público externo.

Nossos sinceros agradecimentos aos palestrantes que de forma tão generosa contribuíram com a realização da Semana de Estudos Jurídicos da UNIPINHAL, deslocando-se dos mais diferentes lugares para prestigiar o Curso de Direito da Instituição de Ensino mais tradicional da região.

Na segunda-feira, dia 26/09, na abertura do evento, Dr. Maurício Ferreira Cunha, abordou brilhantemente sobre o tema “A (in) efetividade da execução”, com uma exposição de fácil compreensão ao público presente, que pode verificar aspectos peculiares e que são utilizados no dia a dia na praxe forense, no que concerne ao processo de execução.

Na terça-feira, dia 27/09, o Dr. Cleyson Rodrigo Brene nos brindou com seus conhecimentos, resultado de profunda pesquisa sobre o tema “Ativismo Policial e o papel garantista do Delegado de Polícia”, demonstrando aos nossos alunos e ao público presente, as garantias constitucionais na atuação da Polícia Judiciária, numa exposição que percorreu importantes marcos teóricos do pensamento ocidental, a exemplo de Zygmunt Bauman, Hebert Hart, Ronald Dworkin, dentre outros.

Na quarta-feira, dia 28/09, o Dr. Roberto Troster Rodrigues Alves, apresentou de maneira prática e inteligente um dos temas de maior complexidade do meio jurídico – “A Judicialização da Saúde”, propiciando aos presentes não somente o conhecimento, mas a reflexão sobre os impactos do tema no meio social, fazendo uma interface entre os princípios constitucionais e os desafios do magistrado ao decidir frente a realidade social e as dificuldades enfrentadas pelo Sistema único de Saúde no Brasil.

Na quinta-feira, dia 29/09, a Prof.ª Mariana Baroni, da PUC CAMPINAS, com muita maestria expôs seus conhecimentos teóricos e práticos sobre o “Divórcio Direto”. Seu carisma e conhecimento sobre o tema chamaram a atenção dos alunos que, ao final da palestra, formaram filas para perguntas e sessão de fotos

Na sexta-feira, dia 30/09, data do encerramento da profícua Semana de Estudos Jurídicos, recebemos a Presidente da OAB/SP – Drª. Patrícia Vanzolini que com autoridade discorreu de forma brilhante sobre o tema “A Violência Contra a Mulher”, fazendo uma digressão histórica sobre alguns aspectos muitos interessantes sobre o papel desempenhado pela mulher em diferentes contextos históricos, densificando depois sua abordagem com marcos da legislação brasileira que visam a proteção dos direitos das mulheres.

O Curso de Direito da Unipinhal agradece imensamente aos palestrantes, que elevaram os debates, com seu alto nível de conhecimento, sobre temas complexos e relevantes no meio jurídico. Tivemos a honra de termos contado com a ilustre presença da Presidente da OAB/SP que prestigiou e enriqueceu o evento.

Estamos certos que as expectativas de nossos alunos foram preenchidas e que puderam aproveitar para desfrutar deste significativo momento organizado pela comunidade jurídica da Unipinhal.

Agradecemos, em especial a Subseção da OAB/Pinhal, parceira de sempre, do Curso de Direito da Unipinhal, na pessoa da Dra. Maria Cristina Squilace Bertuchi que gentilmente realizou o convite a Presidente da OAB/SP – Dra.ªPatrícia Vanzolini, ao Prof. Me. Júlio César Muniz por sua participação na organização e convite aos palestrantes. E ainda, especialmente aos alunos do Curso de Direito, integrantes da Comissão Organizadora da Semana Jurídica, que tanto trabalharam e que também tiveram suas expectativas preenchidas pelo excelente evento realizado. Parabéns a todos os envolvidos e o nosso muito obrigado.


Prof. Me. Jésu Aparecido Alves de Oliveira

Coordenador do Curso de Direito





1º Dia


2º Dia


3º Dia



4º Dia


5º Dia





















<