top of page

LVI - Semana Jurídica

UniPinhal


O Curso de Direito da Unipinhal realizou entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022 a LVI – Semana Jurídica.

O evento foi marcado pela exposição de temas atuais por importantes nomes do meio jurídico, dentre os quais juízes, delegado de polícia e advogadas, o que proporcionou aos nossos alunos a oportunidade de se depararam com diferentes abordagens e refletirem sobre temas que são imprescindíveis para a formação jurídica, a partir de uma leitura crítica da realidade social, política e econômica, na medida em que os assuntos foram permeados pelo diálogo de fontes e pela interdisciplinaridade.

As exposições e debates realizados por palestrantes de alto nível e renome no meio jurídico elevaram e levaram, sobremaneira, a maior facilidade dos discentes e convidados à compreensão de questões jurídicas complexas de grande relevância na contemporaneidade.

A Semana de Estudos Jurídicos do Curso de Direito da Unipinhal notabiliza-se pela tradição e pelo sucesso. São 56 anos de um trabalho profícuo não só voltado para os discentes, mas para a comunidade jurídica da cidade de Espírito Santo do Pinhal-SP e adjacências, sendo que mais uma vez o evento transcendeu as expectativas não somente por partilhar conhecimentos fundamentais às Ciências Jurídicas, mas por proporcionar aos alunos a possibilidade de terem contato com temas interdisciplinares e interagirem com os palestrantes, professores e o público externo.

Nossos sinceros agradecimentos aos palestrantes que de forma tão generosa contribuíram com a realização da Semana de Estudos Jurídicos da UNIPINHAL, deslocando-se dos mais diferentes lugares para prestigiar o Curso de Direito da Instituição de Ensino mais tradicional da região.

Na segunda-feira, dia 26/09, na abertura do evento, Dr. Maurício Ferreira Cunha, abordou brilhantemente sobre o tema “A (in) efetividade da execução”, com uma exposição de fácil compreensão ao público presente, que pode verificar aspectos peculiares e que são utilizados no dia a dia na praxe forense, no que concerne ao processo de execução.

Na terça-feira, dia 27/09, o Dr. Cleyson Rodrigo Brene nos brindou com seus conhecimentos, resultado de profunda pesquisa sobre o tema “Ativismo Policial e o papel garantista do Delegado de Polícia”, demonstrando aos nossos alunos e ao público presente, as garantias constitucionais na atuação da Polícia Judiciária, numa exposição que percorreu importantes marcos teóricos do pensamento ocidental, a exemplo de Zygmunt Bauman, Hebert Hart, Ronald Dworkin, dentre outros.

Na quarta-feira, dia 28/09, o Dr. Roberto Troster Rodrigues Alves, apresentou de maneira prática e inteligente um dos temas de maior complexidade do meio jurídico – “A Judicialização da Saúde”, propiciando aos presentes não somente o conhecimento, mas a reflexão sobre os impactos do tema no meio social, fazendo uma interface entre os princípios constitucionais e os desafios do magistrado ao decidir frente a realidade social e as dificuldades enfrentadas pelo Sistema único de Saúde no Brasil.

Na quinta-feira, dia 29/09, a Prof.ª Mariana Baroni, da PUC CAMPINAS, com muita maestria expôs seus conhecimentos teóricos e práticos sobre o “Divórcio Direto”. Seu carisma e conhecimento sobre o tema chamaram a atenção dos alunos que, ao final da palestra, formaram filas para perguntas e sessão de fotos

Na sexta-feira, dia 30/09, data do encerramento da profícua Semana de Estudos Jurídicos, recebemos a Presidente da OAB/SP – Drª. Patrícia Vanzolini que com autoridade discorreu de forma brilhante sobre o tema “A Violência Contra a Mulher”, fazendo uma digressão histórica sobre alguns aspectos muitos interessantes sobre o papel desempenhado pela mulher em diferentes contextos históricos, densificando depois sua abordagem com marcos da legislação brasileira que visam a proteção dos direitos das mulheres.

O Curso de Direito da Unipinhal agradece imensamente aos palestrantes, que elevaram os debates, com seu alto nível de conhecimento, sobre temas complexos e relevantes no meio jurídico. Tivemos a honra de termos contado com a ilustre presença da Presidente da OAB/SP que prestigiou e enriqueceu o evento.

Estamos certos que as expectativas de nossos alunos foram preenchidas e que puderam aproveitar para desfrutar deste significativo momento organizado pela comunidade jurídica da Unipinhal.

Agradecemos, em especial a Subseção da OAB/Pinhal, parceira de sempre, do Curso de Direito da Unipinhal, na pessoa da Dra. Maria Cristina Squilace Bertuchi que gentilmente realizou o convite a Presidente da OAB/SP – Dra.ªPatrícia Vanzolini, ao Prof. Me. Júlio César Muniz por sua participação na organização e convite aos palestrantes. E ainda, especialmente aos alunos do Curso de Direito, integrantes da Comissão Organizadora da Semana Jurídica, que tanto trabalharam e que também tiveram suas expectativas preenchidas pelo excelente evento realizado. Parabéns a todos os envolvidos e o nosso muito obrigado.


Prof. Me. Jésu Aparecido Alves de Oliveira

Coordenador do Curso de Direito





1º Dia


2º Dia


3º Dia



4º Dia


5º Dia






















445 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page