top of page

O Farmacêutico a conscientização e a valorização da vida

Farmácia



O curso de Farmácia do UniPinhal promoveu o webinar: O Farmacêutico a conscientização e a valorização da vida. O objetivo do webinar foi abordar e integrar a temática da atuação do Farmacêutico e sua contribuição com a Campanha Setembro Amarelo para com a valorização da vida.

A convidada, Drª Giovanna Vallim Jorgetto, abordou o tema: “Comportamento suicida: da epidemiologia as políticas públicas”. Apresentou, também, um overview com relação ao suicídio em nosso país e no mundo. Além disso, destacou a importância do profissional Farmacêutico, como essencial na preservação da vida. O Farmacêutico, ao se deparar com esse tipo de situação, deve fazer o acolhimento do cliente/paciente, identificar sinais e sintomas, fazer a verificação de parâmetro clínicos e fatores de risco, e fazer o encaminhamento a outros profissionais de saúde para acompanhamento.

O Farmacêutico ainda pode fazer intervenções não-farmacológicas, como recomendação da prática de atividades físicas, terapias complementares e alternativas e psicoterapia, além da atenção farmacêutica voltada para a dispensação de psicofármacos e acompanhamento farmacoterapêutico.

No dia 30 de setembro, recebemos a Dra. Tayra Ferreira Oliveira de Lima, que tratou sobre o tema: “A psicofarmacoterapia na redução do risco de suicídio”. A Dra. Tayra abordou os aspectos da psicofarmacologia das principais classes de medicamentos utilizados e correlacionou as

informações à psicofarmacoterapia para pacientes com comportamento suicida, principalmente direcionada aqueles com transtornos mentais, e também abordou a importância do farmacêutico no acompanhamento farmacoterapêutico para a prevenção do suicídio.










21 visualizações
bottom of page