Palestra ETEC Dr. Carolino da Motta e Silva - Semana da Mulher

Engenharia de Computação e Mecatrônica

No último dia 09/03/2023, representando a UNIPINHAL, a Professora e Coordenadora dos Cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Mecatrônica – Me. Patrícia Aparecida Zibordi Aceti proferiu uma palestra aos estudantes do Ensino Médio Integrado de Informática da ETEC Dr. Carolino da Motta e Silva. O convite foi feito pela ETEC para o Evento SEMANA DA MULHER. O tema proposto “A MULHER NO MUNDO DA TECNOLOGIA”, foi uma homenagem às mulheres, cujo dia foi comemorado no dia 08 de março - Dia da Mulher.

No dias atuais, muito se fala sobre tecnologia. Geralmente, o que vem à cabeça de muitas pessoas, quando se fala sobre isso é a internet que usamos para trabalhar, nos comunicar com família e amigos ou consumir informações sobre o mundo inteiro. No entanto, o trabalho em tecnologia é um mercado muito mais amplo, que abrange computação, programação, automação e ciência.

A sociedade ainda vê a indústria da Tecnologia com um perfil masculino. Sendo assim, nessa palestra, foi demonstrado o espaço amplo que a mulher conquistou na história da Tecnologia, inclusive sendo pioneira no surgimento e criação dos primeiros recursos tecnológicos. Em 1946, foi criado o projeto do primeiro computador - ENIAC com a participação ativa de 05 mulheres, que ficaram conhecidas como as 05 meninas do ENIAC. Adam Lovelace, formada em matemática e grande estudiosa e pesquisadora foi considerada a primeira programadora de computador da história da Tecnologia. Enfim, foram apresentadas várias curiosidades e informações importantes da mulher no mundo da Tecnologia. Detalhou-se, também, o perfil, características e fortes exemplos de mulheres no comando como CIO/CTO de grandes empresas no mundo inteiro.

A UNIPINHAL e os cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Mecatrônica agradecem os gestores, professores, funcionários e alunos da ETE Dr. Carolino da Motta e Silva C pela oportunidade e parceria com essa renomada Escola.