Semana da Saúde inicia com Palestra sobre Projeto S

Enfermagem, Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia e Farmácia

No dia 10 de maio de 2021, os cursos da área da Saúde (Biomedicina, Educação física, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia) receberam o Prof. Dr Marcos de Carvalho Borges – Médico Pneumologista, Pesquisador e Docente da USP/RP, Diretor do Hospital Estadual de Serrana e Coordenador do “Projeto S” Butantan.

O evento de abertura, contou com a presença do Prof Dr Eliseu Martins, Reitor do UniPinhal que parabenizando o evento, explanou sobre a importância de eventos que trazem informações relevantes para toda comunidade acadêmica e possuem finalidades de educação, extensão, ciência e serviços à comunidade.

Assim, o Prof Dr Marcos Borges inicia a apresentação do “Projeto S: uma visão multidisciplinar” contextualizando sobre o início do projeto, as ações e logisticas para efetivação do mesmo, bem como os desafios e resultados iniciais.

O estudo, inédito no mundo, foi idealizado pelo Instituto Butantan e tem como objetivo analisar o impacto e a eficácia da vacinação na redução de casos de Covid-19 e no controle da pandemia. O estudo foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e está registrado na base de dados internacional ClinicalTrials.gov sob o número NCT04747821.

Para os alunos, a palestra do Prof Dr Marcos Borges, foi um aula de Epidemiologia, de Saúde Pública, de condução de trabalhos científicos e deixa um alerta para que os alunos não percam as oportunidades, que sejam engajados em atividades diversas enquanto na graduação, e que desenvolvam ações científicas.