top of page

Vacinas: desenvolvimento e importância na prevenção de doenças.

Farmácia e Enfermagem



Os cursos de Farmácia e Enfermagem do UniPinhal promoveram a Webinar “Vacinas: desenvolvimento e importância na prevenção de doenças”. O principal objetivo foi a conscientização sobre a importância da vacinação, proporcionando conhecimentos sobre vacinas e vacinação.

A Webinar trouxe como palestras: “Vacinas: desafio para salvar vidas”, que abordou a importância da vacinação na prevenção e erradicação de doenças, o Programa Nacional de Imunização e os desafios atuais nas metas de vacinação, com a palestrante Carla Marcondes Gimenez (Enfermeira, Responsável pelo Programa de Imunização em Espírito Santo do Pinhal) e “Desenvolvimento de vacinas”, que abordou a história e as responsabilidades da Fiocruz, principalmente direcionada para a produção de vacinas (vacinas para COVID-19, febre amarela e poliomielite), com a palestrante Bruna Scarpa P. de Barros (Farmacêutica, Analista da Garantia da Qualidade em Bio-Manguinhos/Fiocruz), que demonstrou as etapas da produção de vacinas, desde a formulação até a embalagem, e a normalização a ser seguida.

As vacinas são substâncias biológicas, produzidas a partir de microrganismos causadores das doenças (vírus ou bactérias), modificados laboratorialmente, de forma a perderem a sua potência de provocar a doença. Quando administradas, estimulam no organismo a produção de anticorpos necessários para evitar o desenvolvimento das doenças causadas por vírus ou bactérias.










17 visualizações
bottom of page