top of page

XIV SEMANA DA GASTRONOMIA - Ed. 2024: O homem contemporâneo - de coletor a gourmet

  • Gastronomia



Nos dias 13, 14 e 15 de maio, aconteceu a XIV Semana da Gastronomia do UniPinhal - Edição 2024, com o tema "O Homem Contemporâneo: De Coletor a Gourmet". Segundo a coordenadora do curso, Profª Margarete Del Bianchi, essa temática foi preparada para trazer aos acadêmicos do curso e demais participantes uma abordagem reflexiva sobre a alimentação do homem em seus aspectos históricos, desde a observação de sementes de gramíneas, como o trigo, e a extração do leite nas civilizações primitivas, até a era contemporânea, com a produção associada à industrialização.

 

Para esses temas, tivemos a palestra "O Trigo na Gastronomia", ministrada pela engenheira de alimentos Alessandra Malaman (Moinho Guaçu-Mirim, Mogi Guaçu), e um workshop de processamento de produtos lácteos na gastronomia, conduzido pelo médico veterinário Thiago Ventura (Queijaria Artesanal Alvorada da Serra, Serra Negra). A regionalização e a “gourmetização” da gastronomia, bem como seu aspecto empreendedor, também foram temas em foco, com a palestra "Empreendedorismo na Gastronomia – Case de Sucesso na Área de Restaurantes", apresentada pelo empresário Matheus Ramalho (Restaurante Soberano, Andradas), acompanhada de um jantar receptivo neste estabelecimento.

 

Um coquetel de confraternização para os participantes foi realizado no segundo dia do evento, com uma mesa de terrines, frios e pães diversos, preparados pelos acadêmicos e professores do curso de Gastronomia do UniPinhal. Empreendedorismo e regionalização da gastronomia são temáticas atuais para o trabalho pedagógico da academia, na formação de profissionais para o "comfort food" em alimentos e bebidas.










7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page