top of page
Escrevendo com Caneta

ARTIGO

Material::

Área:

Título:

Descrição física:

Número de chamada:

Idioma:

Assunto:

Autores:

Orientador:

ARTIGO

Pedagogia

A aprendizagem lúdica na educação infantil por meio da brinquedoteca

np.

Artigo/Unipinhal

Português

Aprendizado ; Infantil ; Brinquedoteca

Reis, Lovany Ribeiro Beccaletto dos

Ricardo Alves Taveira

Resumo:

O presente artigo procurou compreender o ambiente lúdico como essencial para a aprendizagem e desenvolvimento na primeira fase da educação básica, já que a prática de atividades e brincadeiras são tão presentes na vida das crianças. O entendimento sobre como ocorre a aprendizagem de crianças de 4 e 5 anos é um marco para pedagogos. Nesse trabalho questionou-se a possibilidade de construir a aprendizagem dessas crianças utilizando atividades lúdicas em um ambiente próprio. O objetivo desta pesquisa foi identificar este local como um ambiente que favorecesse a aprendizagem lúdica. Foi realizado um estudo bibliográfico e pesquisa de campo de caráter qualitativo com dados primários, coletados através da aplicação de questionários de autoria própria a professoras de uma escola de rede municipal, que atende alunos entre 4 e 5 anos de idade, no interior de São Paulo. Obteve-se como resultado a unanimidade das educadoras em reconhecer o papel de um ambiente propriamente lúdico, como algo importante para a prática pedagógica, pois auxilia no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Considera-se que um ambiente lúdico pode influenciar em vários aspectos do desenvolvimento, sendo de forma física, intelectual, social ou emocional. Espera-se que esse artigo possa contribuir para a formação de pedagogos, capacitando-os para promover a aprendizagem através de um ambiente lúdico.

bottom of page