top of page
Escrevendo com Caneta

ARTIGO

Material::

Área:

Título:

Descrição física:

ARTIGO

Pedagogia

A arte como ferramenta no processo de alfabetização

12 f.

Número de chamada:

Artigo/Unipinhal

Idioma:

Português

Publicação:

Espírito Santo do Pinhal, SP; [s. n.], 2023

Ano:

2023

Assunto:

Autores:

Orientador:

Arte ; Alfabetização ; Letramento ; Dimensão estética e emocional ABSTRACT

Pereira, Juliana Irene Aparecido

Clementina T. J. Monfardini

Resumo:

Este artigo tem por objetivo explorar a integração da arte como uma ferramenta enriquecedora no processo de alfabetização, com base na pesquisa qualitativa, de cunho descritivo bibliográfico buscou conceitos de Soares (2002) e Barbosa.(2009). Soares propõe a abordagem do letramento, onde a linguagem escrita é considerada uma prática social e culturalmente situada. Esta perspectiva enfatiza a interação social como parte integrante do processo de alfabetização e destaca o papel da arte na promoção de práticas culturais envolventes e participativas. Barbosa ressalta a dimensão estética e afetiva da alfabetização, enfatizando a importância da experiência sensorial e emocional na construção de significados. Abordagem sociocultural de Soares amplia a definição de alfabetização, considerando-a como uma prática social. Destacando a importância das experiências sensoriais e emocionais na construção de significados. A integração da arte no processo de alfabetização, inspirada por esses conceitos, não apenas aprimora as habilidades de leitura e escrita, mas também enriquece a relação dos alunos com a linguagem escrita e sua participação na cultura.

bottom of page