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Escrevendo com Caneta

ARTIGO

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ARTIGO

Pedagogia

Afetividade no ensino fundamental: reflexões sobre o Autismo e aprendizagem nos anos iniciais

17 f.

Número de chamada:

Artigo/Unipinhal

Idioma:

Português

Publicação:

Espírito Santo do Pinhal, SP; [s. n.], 2023

Ano:

2023

Assunto:

Autores:

Orientador:

EA ; Afeto ; Inclusão ; Cognição

Fernandes, Leticia Caroline

Rita de Cássia Bento Manfrim

Resumo:

Com o advento dos marcos legais que regulamentam a Educação Especial no Brasil, tais como a Constituição Federal Brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Plano Nacional de Educação (PNE), professores alfabetizadores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais depararam-se com desafios a fim de assegurar a alfabetização da diversidade de sujeitos que compõem a sala de aula, sobretudo aqueles com autismo. Diante desta realidade, o presente trabalho tem por objetivo refletir de que modo a relação afetiva entre os estudantes influencia o desenvolvimento cognitivo das crianças com Transtorno do Espectro Autista na perspectiva da Educação Inclusiva. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e revisão bibliográfica, proporcionando importante reflexão, fundamentadas nas teorias de Wallon e Vigotski e outros teóricos que tratam da mesma temática, acerca dos processos inclusivos. Os resultados deste estudo ressaltam que a promoção da afetividade e interações sociais positivas desempenham um papel importante no desenvolvimento cognitivo e emocional de estudantes, especialmente daqueles com autismo. Contudo, apesar dos progressos e reflexões identificados, persistem desafios na prática da inclusão, destacando-se a urgência de aprimorar a formação dos professores no que tange a adoção de práticas pedagógicas que efetivamente sejam inclusivas.

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