top of page
Escrevendo com Caneta

ARTIGO

Material::

Área:

Título:

Descrição física:

ARTIGO

Pedagogia

Ansiedade e aprendizagem no ensino fundamental

12 f.

Número de chamada:

Artigo/Unipinhal

Idioma:

Português

Publicação:

Espírito Santo do Pinhal, SP; [s. n.], 2023

Ano:

2023

Assunto:

Autores:

Orientador:

Infância ; Ansiedade ; Desempenho estudantil ; Educação ; Infância

Delgado, Gabriela Azevedo

Eliana Anunciato Franco de Camargo

Resumo:

A ansiedade consiste numa emoção típica e pode ser caracterizada como um estado emocional negativo onde predominam nervosismo, preocupação e apreensão. Neste trabalho, objetivou-se analisar a percepção de professores acerca da presença de ansiedade em alunos matriculados no Ensino Fundamental. O questionamento se deu no sentido de identificar as possíveis causas da ansiedade e de como professores a percebem em seus alunos. Foi realizada pesquisa bibliográfica e entrevistas dirigidas com cinco professoras e os resultados demonstraram que na escola, a ansiedade é caracterizada por medo e preocupação excessivos, causando desequilíbrio emocional e interferindo na autoestima da criança. O professor foi importante em todo processo educacional, pois o afeto e a ajuda do docente se fazem presentes, como também a busca por recursos que contemplem a aprendizagem de modo significativo

bottom of page