Escrevendo com Caneta

Descrição física:

TCC

Farmácia

Assistência farmacêutica em adolescentes que fazem uso de antidepressivos

26 f.

Número de chamada:

TCC/Unipinhal C331a

Idioma:

Publicação:

Espírito Santo do Pinhal, SP; [s. n.], 2023

Ano:

Assunto:

Autores:

Orientador:

Assistência farmacêutica ; Antidepressivos para adolescentes ; Depressão na adolescência

Carvalho, Maria Eduarda de

Denise Vallim Pasotti

Resumo:

Esta pesquisa aborda a assistência farmacêutica no tratamento da depressão em crianças e adolescentes, enfatizando a importância e complexidade do uso de antidepressivos nessa faixa etária. O objetivo geral foi investigar o uso de medicamentos psicotrópicos em jovens, avaliando a eficácia, segurança e tendências na prescrição. A metodologia envolveu uma revisão bibliográfica qualitativa de 18 estudos publicados de 2013 a 2023, coletados em bases de dados acadêmicos. Os resultados destacaram que, embora a prescrição de antidepressivos seja comum e possa ser eficaz no tratamento de transtornos depressivos em adolescentes, há preocupações quanto a riscos, incluindo efeitos colaterais e reações adversas. A automedicação com antidepressivos é uma preocupação adicional. As taxas de prescrição variam entre países, refletindo fatores culturais e regulatórios. A conclusão enfatiza a importância do equilíbrio entre benefícios terapêuticos e riscos potenciais na prescrição de antidepressivos para jovens, destacando a necessidade de diretrizes claras e baseadas em evidências, monitoramento rigoroso de efeitos adversos e abordagem multiprofissional. A revisão e reanálise de estudos são essenciais para avaliar com precisão os medicamentos psicotrópicos em adolescentes e garantir sua segurança. A pesquisa destaca a importância da assistência farmacêutica para garantir um uso adequado desses medicamentos e a vigilância contínua para a segurança e bem-estar dos pacientes jovens.

Acompanhe a UniPinhal

Campus I
Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n

Secretaria