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Escrevendo com Caneta

ARTIGO

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ARTIGO

Pedagogia

O Autismo e o desafio de inclusão na perspectiva da intervenção comportamental

10 f.

Número de chamada:

Artigo/Unipinhal

Idioma:

Português

Publicação:

Espírito Santo do Pinhal, SP; [s. n.], 2023

Ano:

2023

Assunto:

Autores:

Orientador:

Análise comportamental ; Estratégias; Intervenção ; Educação Infantil ; Autismo

Prado, Giovana Aparecida do

Eliana Anunciato Franco de Camargo

Resumo:

A inclusão do aluno com o espectro autista é de suma importância, pois se trata de um transtorno que afeta o neurodesenvolvimento do indivíduo. De modo análogo às crianças típicas, é de suma importância que o processo de ensino e de aprendizagem de alunos inseridos nesse grupo seja iniciado na infância. Entretanto, diversos educadores relatam dificuldades para lidar com as estereotipias comportamentais que esses educandos demonstram. Diante disso, questionou-se sobre a possibilidade de o professor estar despreparado e se esse despreparo pode afetar o desenvolvimento social e cognitivo do aluno com autismo na escola. Nessa pesquisa, o objetivo foi indicar subsídios que demonstrem como a análise comportamental, com o intuito de pensar sobre possíveis ações que pode auxiliar professores da educação infantil a intervirem efetivamente na inclusão de alunos que possuem autismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de entrevistas com professores da rede pública de ensino de um município do interior paulista e que apontou, em seus resultados, dificuldades desses educadores em relação à comportamentos disruptivos dos alunos autistas. Conclui-se que a análise comportamental pode ser uma estratégia para intervenções que resultem em benefícios no processo de ensino e aprendizagem dos alunos autistas por facilitar e permitir a mediação de forma a mitigar as barreiras comportamentais impostas pelo transtorno.

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