top of page
Escrevendo com Caneta

ARTIGO

Material::

Área:

Título:

Descrição física:

ARTIGO

Pedagogia

O papel da consciência fonológica na pré-alfabetização

14 p.

Número de chamada:

Artigo/Unipinhal

Idioma:

Português

Publicação:

Espírito Santo do Pinhal, SP; [s. n.], 2023

Ano:

2023

Assunto:

Autores:

Orientador:

Crianças ; Linguagens ; Alfabetização

Berteli; Thais de Lima

Simone Jorge Gonçalves

Resumo:

A consciência fonológica na pré-alfabetização desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades necessárias para a leitura e escrita, apresentase como objeto de pesquisa no presente trabalho. Neste estudo, examinamos a relevância da consciência fonológica na Educação Infantil. Para tanto, consideramos diferentes perspectivas de especialistas, como Magda Soares, Telma Weisz e Emília Ferreiro. Além disso, analisamos como as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Paulista estão sendo aplicadas para fomentar a consciência fonológica nesse contexto. Destacamos a importância de introduzir a consciência fonológica desde os primeiros anos durante a pré-escola, a fim de preparar eficazmente as crianças para a alfabetização. Este estudo oferece uma compreensão do impacto da consciência fonológica no desenvolvimento infantil e enfatiza a necessidade de uma abordagem integrada e lúdica para promover essa habilidade na Educação Infantil.

bottom of page