top of page
Escrevendo com Caneta

ARTIGO

Material::

Área:

Título:

Descrição física:

Número de chamada:

Idioma:

Assunto:

Autores:

Orientador:

ARTIGO

Pedagogia

O papel no contar de histórias no processo de desenvolvimento socioemocional e cognitivo.

26 f.

Artigo/Unipinhal

Português

Contação de histórias ; Educação infantil ; Práticas lúdicas ; Lliteratura infantil

Manoel, Francielli Vicente

Simone Jorge Gonçalves

Resumo:

A contação de histórias na Educação Infantil, é fundamental devido seu impacto no desenvolvimento integral de crianças nos aspectos físicos, cognitivos, motores, sociais e emocionais. Inclusive, pela sua ênfase na promoção ativa da literatura infantil, se destacada como uma estratégia prazerosa que amplia a compreensão das crianças sobre o mundo, assim como, tornando o ambiente escolar mais atrativo e significativo. O trabalho adota uma abordagem metodológica qualitativa e descritiva, fundamentada em pesquisa bibliográfica, coletando de informações e observação dos participantes. Os resultados ressaltam a contação de histórias como um recurso lúdico poderoso para a transmissão do conhecimento, especialmente quando enriquecido com estratégias específicas. A justificativa do estudo está na relevância da contação de histórias no contexto do ensino-aprendizagem e no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. O objetivo principal é aprofundar a compreensão sobre a importância dessa prática. Como objetivo específicos incluem a execução de contações de histórias na pré-escola, a abordagem sobre recursos e estratégias e a familiarização com técnicas. A análise dos resultados, forneceu a base para a interpretação e discussão dos resultados, consolidando as conclusões sobre a importância da contação de histórias na Educação Infantil.

bottom of page