Metodologias Ativas no Ensino | Enfermagem UniPinhal

• Enfermagem

O curso de Enfermagem promoveu aulas no formato de simulação envolvendo a primeira etapa do Processo de Enfermagem, a Avaliação do paciente, no qual os estudantes puderam aplicar o instrumento entre eles, simulando uma entrevista. Em outro momento, em aula prática no Laboratório de Enfermagem, na disciplina de Instrumentalização da Assistência, simulando feridas e lesões de pele no ensino teórico-prático de Curativos e sua importância no contexto da enfermagem. Para os alunos, torna-se mais real, facilitando o entendimento da prática, além da aula ser mais atrativa, empolgante e dinâmica.

Ao final da atividade, os estudantes saíram da aula com uma compreensão mais profunda sobre a avaliação de lesões de pele e sua importância no contexto da enfermagem. A experiência prática não apenas fortaleceu suas habilidades clínicas, mas também os preparou para enfrentar desafios futuros na área da saúde com confiança e competência.

As metodologias ativas têm o objetivo de estimularem e promoverem todas as ferramentas necessárias para que os próprios estudantes possam criar autonomia, desenvolvendo sensos de iniciativa, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas. Essa estratégia de ensino busca envolver mais os estudantes e torná-los mais participantes.